A cada dia é mais comum as novas gerações curtirem os clássicos com entusiasmo e o número de “descobrimentos” tem crescido e revelado veículos incríveis. Quem nunca ouviu falar naquele tio que dirigia o Opalão quando mais novo ou aquela Kombi que levava toda a família para os passeios nos fins de semana? Toda família tem sua história!
Essa história pode ter duas origens: a do primeiro carro antigo, que trataremos mais para frente aqui no nosso blog e o carro que veio de um parente ou amigo. A primeira tem mais ocorrências, isso é fato, mas não podemos deixar de falar dos carros que passam longos períodos guardados e que somente outra pessoa pode colocá-lo nas estradas novamente.
A história que vou contar aqui aconteceu comigo há dois anos!
Sempre soube de um carro parado em algum lugar em minha cidade que era da propriedade de um tio. Muito novo, mal sabia dele e o assunto passava batido pela minha adolescência. Situações que a vida sempre nos coloca deixaram esse carro no mesmo lugar por mais de 15 anos (sem uso, mas preservado).
Certo dia, conheci amigos que me apresentaram seus antigos e eu vivia falando que na minha cidade havia um da minha família querendo voltar às ruas. Um bom tempo depois, já com condições de dar algum suporte e aprovado pelo dono, resgatamos ele daquela garagem e a partir daí uma sequência de fatos ocorreram.
Deixo aqui uma certeza: trate de toda a documentação que for possível o quanto antes!
Tudo bem, sei que a sua vontade de pintar isso e aquilo é grande. Também fiquei assim… Acontece que sem os documentos, você sempre estará desconfortável com o carro indo para lá e para cá. Vale o risco? Não…
Feita a documentação, verifique o estado geral do motor com seu mecânico. Tome os cuidados com o óleo, troque todos os fluidos, velas, filtros e siga atentamente a recomendação de primeira partida, que falaremos em outro texto. Não se esqueça do tanque de combustível e elétrica (pode variar com o ano do modelo).
Funcionou! Pronto…. Nosso motor está vivo novamente…. Pegue as dicas com seu mecânico sobre o modelo do seu carro (éé amigo, cada modelo tem suas particularidades). Verifique os freios, trocando pastilhas e sapatas caso necessário. Vale olhar tudo! Segurança requer bastante atenção…. Verifique as buchas da suspensão e se os amortecedores estão OK.
De uma forma geral e bem resumida, falamos em olhar documentação, motor, elétrica, freios e suspensão. Com o meu carro, passei por diversas oficinas, fiz etapas e ordem diferente e já me arrisquei bastante andando nele. Esteja preparado para eventuais paradas e pequenos reparos (que são normais), afinal de contas, seu carro está começando uma vida nova agora!
A estética é sem dúvida a melhor parte! Quem não gosta de escolher novas cores, pinturas, peças de acabamento… Tudo aqui vai fazer diferença! Aquela olhada de lado e você sente o “progresso” na caranga! Essa parte deixo livre para você curtir aos poucos!
Gostou da história? Viveu algo parecido? Comente aqui e quem sabe não vamos até você registrar a história em vídeo do seu carro!
Até mais pessoal!
Escreveu José Guilherme Guedes em 16/01/2018.
Muito bom, herdei um corcel 86 do meu tio tambem, reformei ele todinho, ficou sensacional!
Que legal Marcos, manda pra gente depois seu relato de forma completa com algumas fotos quem sabe a gente não posta ele por aqui. Um abraço!